blog
Compartilhe este post
Somos todos SRD!
Vira-lata, SRD, misturadinho, não tem raça - são todas palavras e expressões para definir os animais que não têm raça definida, sejam eles cães ou gatos.
Porém, estudos afirmam que até mesmo os denominados "de raça" na verdade também são SRD - mas isto é assunto para outra conversa.
Você vai adotar um aumigo ou amigato e se depara com aquela variedade de filhotes fofos, que encantam e conquistam nosso coração! Daí vêm as perguntas: Cresce muito? Vai ficar peludo? Ele late muito?
Perguntas difíceis de responder quando se trata de um SRD legítimo! Mix de muitos e muitos animais - sim, porque os pais são SRD, frutos de cruzamentos entre outros SRD e por aí vai - fica complicado afirmar qualquer coisa com relação ao porte, pelagem e temperamento.
Cachorros e gatos sem raça definida não seguem um padrão, podendo ter cores e tamanhos variados, assim como diferentes tipos de pelagem. Apesar de não se encaixarem em uma raça determinada, eles podem apresentar características muito parecidas com as de certas linhagens.
Um exemplo real: Flor, cadela de uma ninhada de 5 filhotes, mãe SRD semelhante ao daschund, pai desconhecido - foi adotada por nossa Vice-Presidente, que pessoalmente foi buscá-la e conheceu sua mãe e seus irmãos - na época ela estava com 31 dias de vida. Flor era a mais clarinha da ninhada e a menor também. Hoje ela está com 1 ano e 9 meses, porte pequeno, semelhante ao lhasa apso, pelagem semi-longa e pernas curtas iguais às do daschund. Seus irmãos, ao contrário de Flor, ficaram porte médio, 2 deles com o pelo liso igual à mãe e uma irmã ficou com a pelagem longa, algo entre poddle e shih tzu.
Com relação à saúde e resistência, não existem provas de que cães sem raça definida sejam mais resistentes que os de raça. No entanto, o que se sabe é que, em geral, eles estão menos expostos a certos problemas típicos de algumas raças - doenças ou condições congênitas hereditárias são mais aleatórias. Além disso, estudos sugerem que certas doenças comuns em cães de raça são menos frequentes em vira-latas, como atopia e catarata.
Um dado importante: a OMS estima que existam 20 milhões de animais abandonados no Brasil - destes, a esmagadora maioria é SRD.
Uma coisa é fato e unanimidade: eles são o amor da vida de seus tutores e quem adota um SRD jamais vai trocar por outro denominado "de raça". São inteligentes e amorosos, possuem sentimentos - são gratos e expressam essa gratidão com muito carinho e companheirismo.
Se você tem um SRD como aumigo ou amigato e deseja compartilhar sua história conosco e com os amantes dos animais, fazendo uma homenagem, mande para nós uma foto e um relato dessa história de amor e publicaremos neste blog!
Nosso endereço eletrônico e whats app estão em nosso site - coloque seu nome, cidade e o nome do seu pet.
Fonte:
https://www.petz.com.br/blog/racas/caes-racas/cachorro-srd-7-motivos-incriveis-para-adotar-o-seu/
https://www.insectashoes.com/blog/adocao-de-animais-mais-importante-do-que-voce-imagina/